BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Entrevista com Hibrido sobre Hip Hop e cristianismo



1. nome? Igreja? Conversão? Função na Igreja?

Meu nome é Jonathan M.S. Soares aka Híbrido, sou da igreja PinGODaguA, tenho nove anos de convertido, sou Diácono integral e trabalho com plantação de igrejas e formação de lideres.

2. Quando e como foi o seu primeiro contato com a Cultura Hip Hop? Qual dos elementos te atraiu?E como foi visto pela tua congregação?

Meu 1° contato com a Cultura foi aos 13 anos ao som de Racionais e Gabriel Pensador, como meu pai era musico então sempre fui fascinado por tal arte, e foi um processo, do samba ao funk, do funk ao rap e do rap ao Hip Hop, todas as manifestações sempre me chamaram muita atenção mas meu dom me fez voltar para o rap, que é a musica do Hip Hop. Na comunidade em que me converti e na que congrego hoje sempre tivemos uma visão mais ampla do evangelho, do qual incentivamos nossos irmãos a desenvolver suas habilidades e transformá-los em dons, então nunca tive muitos problemas com relação a isso, muito pelo contrario, sempre fui muito incentivado!

3. Como articula a cultura Hip Hop com a Cultura Bíblica?Considera-se um Levita? Para quem canta?

A Bíblia nos dá dicas existenciais simples, objetivas, que nos leva a ter uma vida saudável e uma conduta digna de arrependimento. Por outro lado na pratica esse ensino parece um grande emaranhado de informações complexas em um dialeto desconhecido, a disposição de pessoas comuns. Uso minha musica para traduzir isso de forma que as pessoas entendam, não apenas levando a palavra de salvação mas também mostrando essas informações que nos trazem uma qualidade de vida, todas as minhas musicas por mais que não tenham explicitamente o “me mata Jesus” tem conceitos cristãos! Não sou um levita porque não sou da tribo de Levi! Não vejo Jesus e nenhum Apostolo fazendo menção a esse ministério, alias Números 1 e 3 mostram o trabalho e as exigências de Deus para ser um Levita, se alguém quiser viver segundo os preceitos da lei que a viva por completo! Eu canto para as pessoas que precisam ouvir a verdade!

4. A diferença entre o Hip Hop secular e o Hip Hop Cristão? Diferenças básicas.

Acho que as diferenças que existem são uma visão de conceitos! Ambos estão ai para denunciarem o que esta errado, a grande diferença que o Hip Hop somado ao cristianismo nos dá uma verdade salvifica através da revelação de Cristo, mas não é apenas falar de Cristo porque temos vários grupos que não são “cristãos” que o fazem, mas é o viver o Cristo que nós pregamos. Essa é a grande diferença, o rap cristão tem que viver o Cristo. 

5. A diferença da figura do Homem Negro no Hip Hop Secular e Hip Hop Cristão?

Penso que não, a questão da raça já transcedeu a questão cultural, essa diferença já ficou nos “guetos” da cultura.

6. Em sua opinião como a cultura Negra é vista no Brasil tanto no seio da sociedade e das Igrejas?

Penso que ainda estamos muito na defensiva se automagoando, nossos escudos de defesa por precaução estão armados ainda! Ainda vejo muita gente tentando se justificar, tentando mostrar que temos orgulho da nossa etnia, mais esse excesso nos faz mal e inconscientemente magoa pessoas de pele clara! Vejo comunidades no orkut com o título “Negros Cristão” e ninguém pode falar nada sobre isso, mas tenho certeza que se algum negro encontrar uma comunidade chamada “Brancos Cristãos” se sentirá ofendido e excluído, e vai querer entrar lá e começar a se “justificar”. A alguns dias atrás estava no Recreio dos Bandeirantes aqui no Rio e um senhor negro começou a falar comigo sobre discriminação, que temos que estudar e trabalhar pra mostrar que não somos inferiores... eu deixei ele desabafar e no fim disse a ele que esse preconceito já tinha acabado! Ele se indignou! Voltou a insistir e disse que eu era um louco! Quando ele terminou de falar eu disse a ele o seguinte:

___ Sabe quando esse sentimento de discriminação acabou? Quando entendemos que somos aceitos por Deus, depois disso nenhum julgamento dessa terra tem sentido para nós.

Assim acabou o dialogo!

7. Como a mulher é vista na Cultura Bíblica e na Cultura Hip Hop?

Bem, segundo a Bíblia é difícil se fazer essa análise porque muitas coisas tinham a ver com o costume da época, e outras recomendações eram para situações especificas, uma coisa é certa, deram muita importância ao âmbito de ter filhos e se esqueceram que ela foi formada para ser nossa ajudadora! E hoje penso que não esta muito diferente, mesmo na cultura Hip Hop as mulheres continuam sendo um produto de consumo dos homens, mas hoje muitas delas tem suas parcelas de culpa nisso! A falta de valorização vem dos dois sexos. Já fui a alguns shows de grupos que em suas letras valorizam a mulher, mas em seus shows as mulheres são praticamente “parte do cachê”, como o Charles MC diz “traem suas mulheres e filhos por prostitutas, traem o próprio povo mentindo de novo...”

8. A sua Igreja utiliza a  Cultura Hip Hop(todos os elementos) para o evangelismo?Se for o caso, onde é esse campo missionário?

No PinGODaguA temos a Intervenção Crew que faz trabalhos sociais, humanitários e evangelismos na comunidade da Nova Palestina em Santa Cruz RJ, e movimentos de incentivo a doação de sangue, medula óssea e plaquetas. Introduzimos a cultura Hip Hop sempre aos trabalhos para fazer essa ponte e mostrar que o Hip Hop pode e quer estar engajado nesses trabalhos de ajuda e evangelismo da comunidade.

9. Para ti existe alguma ligação do Senhor Jesus Cristo com um MC?

Com certeza! O papel do mc desde o inicio foi entreter, mas também ser um profeta da verdade, se manifestando e abrindo os olhos do povo para as mentiras que estão sendo propagadas, e que tem ferido nosso moral, nossos valores e por conseqüência nossas vidas.

10. Como é visto DEUS na Cultura Hip Hop Cristão?Branco, Negro?

No Hip Hop que tem conhecimento das escrituras Ele tem que ser visto como um Deus que é Espírito, que não tem cor, da mesma forma que não tem braços ou pernas! João 4:24 diz que Deus é Espírito e Colossenses 1:15 diz que Jesus é a manifestação visível do Deus invisível. Então é impossível ter uma definição do Criador, qualquer tentativa é equivocada e exclui o próximo.


Por: Afronaz Kauber Afer

Para: Monografia Ritmo e Poesia: Entre o Culto e o Espetáculo

1 comentários:

sfvsousa disse...

isso ae mano disse e falou tudo!